O grande diferencial de um bom jardim é um projeto. A contratação de um paisagista para este projeto é fundamental pois ele irá conseguir prever o melhor uso da área e das espécies a serem utilizadas. Isso evita diversos problemas no futuro que poderiam te causar incômodos. Pode parecer fácil criar o seu jardim sozinho, mas hoje muitos clientes nos procuram para revitalização de jardins feitos sem planejamento.
Ver inspirações de jardim na internet é o primeiro passo para entender o que você quer de fato. Mas, em um projeto de paisagismo é levado em consideração o uso do espaço, a função, a rotina e os desejos dos clientes que vão utilizar o jardim. Logo o resultado final de diferentes projetos de um mesmo tamanho podem ser completamente diferentes, já que ele é totalmente ligado aos desejos do cliente que vai usufruir daquele jardim.
O que pode acontecer caso um jardim não tenha um projeto?
Quando um jardim é feito de forma espontânea sem um projeto de paisagismo, o mesmo pode no futuro ter surpresas indesejáveis se a escolha das espécies não for feita por um profissional experiente e com conhecimento em botânica.
Em um projeto paisagístico é possível prever as quantidades e portes adequados de cada espécie, verificando os padrões como crescimento, comportamento de raízes e quedas de folhagem por exemplo. Já pensou ter um gasto com plantas que não se adaptaram ao espaço devido ao excesso de luz? Ou se não ter problemas com a raízes da arvore que você plantou ao lado da sua piscina?
Quais são os benefícios de ter um jardim planejado?
Quando um jardim é planejado os riscos de problemas futuros são minimizados, já que tudo será pensado e estudado previamente. O benefício é ter um jardim muito mais duradouro e bem aproveitado, já que não se corre o risco de acabar, depois de uns anos, ter a área transformada em uma “selva” fora de controle.